Neully: março 2005

Neully

A vida é feita de momentos...

quarta-feira, março 23, 2005

Eu não sei o que os meus pensamentos pensam..

Eu não sei o que os meus pensamentos pensam... Não sei o que dizem, nem o que pretendem dizer... Sei que se os escrever, eles tornam-se fixos mas menos opressores. Mesmo que arrancados da mente, soltos do coração que bate com eles, nunca morrerão... antes voltam a nascer, com força redobrada e vivacidade, numa nova fénix de fogo!
Podemos procurá-los, escavar tunéis e construir pontes para os alcançar, mas tal não acontece. Nós não chegamos a eles: são eles que vêm, que se dignam a vir até nós!
Barreiras, obstáculos, nada contém meus pensamentos. Eles correm livres e soltos por caminhos puros e cristalinos, correm leve para onde lhes agrada. Seguem a estrada da luz, por montes e vales ideais.. e eu.. eu vou onde me leva o pensamento.....

sexta-feira, março 04, 2005

As Crianças

Há quem diga que "o melhor do mundo são as crianças".. e quem diz estas palavras está certo! São elas que nos mostram como o futuro pode ser risonho, através dos seus desenhos e frases inocentes, através das suas brincadeiras sem maldades. Nelas, vemos o reflexo de quem fomos um dia, de quem esperamos nunca ter desaparecido dentro de nós. Elas comunicam connosco em igualdade de circunstâncias, surpreendendo-nos todos os dias e levando-nos para um mundo onde o paraíso é possível e todos os sonhos estão ao nosso alcance.

Por meio de desenhos de flores, de bonecos de barro, de figuras de cartão, o seu sorriso ilumina o dia cinzento que por vezes troveja em nós. Os seus olhos profundos brilham quando nos olham: "queres brincar comigo?". Claro! Vamos brincar! Vamos descobrir fantasias, inventar um mundo melhor e partilhar ideias no universo singelo da imaginação. Montamos um palácio, cantamos canções e jogamos à apanhada.. e assim descobrimos a alegria de viver. Não de viver um dia-a-dia veloz e atarefado, mas viver apenas partilhando momentos, e crescendo com os nossos amigos, descobrindo algo novo em cada recanto do nosso jardim.

Acordar e receber os raios de sol, ver uma borboleta a voar, pintar o arco-íris, estes são gestos que uma criança nos pode ensinar. Há tanto que elas sabem e que nós já esquecemos ou nunca quisemos conhecer. Em cada uma delas, um coração bate forte e feliz, bate por nós, bate pela vida... bate na emoção de saber que hoje é um novo dia e que bom é vivê-lo! Correr para a escola, ver os amigos, a professora, fazer desenhos e aprender mais uma letra, mais uma cor, fazer mais um amigo! Saltar, correr, brincar juntos no recreio. Dormir uma sesta para depois acordar cheia de energia e lanchar com os amigos enquanto fala das princesas e principes com que sonhou. Estes são momentos importantes na vida de uma criança. Talvez nos pareça que não fazem nada, enquanto nós corremos atrás do dinheiro.. mas elas vivem, sonham e partilham. E que bom é partilhar!

Há que ver o mundo pelos olhos de uma criança, e descobrir a alegria detrás de cada novo dia, receber o calor do Sol e saltar até ás nuvens, descendo depois pelo arco-iris. Cuidar dela é cuidar de nós. E ver a sua evolução é perceber que também nós podemos evoluir e usufruir dos seus sonhos e pesadelos, partilhar as suas alegrias e tristezas. O riso de uma criança é como um raio do paraíso e é esse raio que devemos aspirar a ser.